Wednesday 7 March 2007

Ich bin Lionel

Um mês e pouco de ter chegado a Viena lá decidi ir aprender alemão.

Quem descobriu o curso até foi o Armando, numa escola em que tudo se aprende ( desde línguas a carpintaria). Depois de pagar a módica quantia de € 93,50 por 8 aulas de aproximadamente 2 horas ficamos inscritos e prontos a iniciar o curso.

Qual o nosso espanto quanto chegamos a uma escola primária, indo dar a uma daquelas salas em que se está quando se tem entre os 6 e os 11 anos.

Lá começamos a aula: 2 eslovacos, 2 portugueses e um tipo do Bangladesh. Passados 5 minutos, a professora, que é mesmo a típica professora avózinha da primária, lá nos disse que o curso apenas continuaria se fôssemos 6, pedindo-nos para trazer conhecidos que também quisessem aprender alemão.

Mais 5 minutos e todos respiramos de alívio quando ouvimos bater à porta: era o 6º aluno. Qual o espanto de todos ( sobretudo meu e do Armando) quando descobrimos que também era do Bangladesh...e não conhecia o outro!

E lá ficamos 2 eslovacos, 2 tipos do Bangladesh e dois portugueses que não conseguiam perceber como era possível dois tipos do Bangladesh se conhecem num curso de alemão em Viena, com mais dois portugueses e dois eslovacos...

A globalização é isto!

1 comment:

Luísa said...

E o mais lindo de tudo é serem aos pares (excepto a prof. avózinha)... quando a quiserem desnortear basta cada um começar a falar a língua mãe.
De certeza que seria delicioso assistir a tal descambado!
Bjos A.